Sunday, August 12, 2012

A imagem de sucesso


Ampliar imagem

Nós somos o caldeirão, a terra da oportunidade. Dizem-nos desde o nascimento que aqui, tudo é possível. Nós podemos ser o que queremos ser, e ter qualquer coisa que quisermos, contanto que estejamos dispostos a trabalhar para ele. É-nos dada uma imagem clara de sucesso, este ponto aparentemente inatingível na vida que todo mundo é suposto a lutar por, o escritório de canto, as viagens de luxo, a Mercedes-Benz.

Todos os dias nós trabalhamos duro para chegar à frente, porque somos ensinados que isso é o que devemos fazer, que é isso que se espera de nós. Nós nunca ficar parado, porque há sempre mais para trabalhar, a próxima montanha para escalar, o próximo obstáculo a vencer. Acabamos de continuar a empurrar para a frente e espero que no final vamos chegar a essa imagem 'inatingível', que um dia vamos ser bem sucedido.

É triste que essa imagem de sucesso tem sido tão arraigado em nossas mentes que às vezes sentimos nada menos é uma tentativa fracassada. Se este fosse realmente o caso, então por essas normas existem falhas, provavelmente, mais lá fora do que os verdadeiros vencedores. Se esta fosse a definição de "verdadeiro" de sucesso, então isso significaria que o homem trabalhar longas horas em sua fazenda para fornecer produtos para as massas falhou. Isto significaria que o caixa que fica por oito horas em um momento para que possamos começar o serviço speedy, falhou. E o pintor que fica acordado até 2:00 da manhã para que a nossa casa pode ser bonita, ou a mãe, que apesar de seu diploma universitário, decide colocar sua carreira em espera por alguns anos para cuidar de seu filho. Quem poderia considerá-los falhas?

A verdade é que o negócio tal como a conhecemos não seria bem sucedido sem empregados em todos os níveis a trabalhar arduamente para estabelecer uma base forte. Se é o trabalhador, contador, gerente ou proprietário, a estrutura seria facilmente desmoronar sem o apoio de todos os envolvidos. Portanto, ninguém jamais se encaixam nessa 'imagem' se não fosse para todo mundo ajudando a tornar o negócio bem sucedido. Assim, não só esta imagem isolar um determinado grupo de pessoas de negócios como um todo, é também um insulto ao resto, que também trabalham duro e dedicar seu tempo ao negócio.

Apesar deste fato, a imagem de sucesso, a imagem do executivo no escritório de canto, não mudou. Nós o vemos em revistas, em artigos de jornal e propagandas, até mesmo na caracterização de personagens em alguns dos nossos programas de TV mais populares. Ele está em toda parte, que nos rodeia e pesando em nossa sociedade como uma enxaqueca que só não vai parar.

É possível que esta imagem é simplesmente uma ferramenta para nos manter motivados. Afinal, sem algo para alcançar ou trabalhar para, há pouco para nos motivar. Posso aceitar esse raciocínio, embora eu tenha dificuldade em aceitar o retrato fascinante do estilo de vida que acompanha esta imagem. Não parece ser esta a percepção que as pessoas que tenham atingido este cume tem problemas alguns, que são livres para fazer o que quiserem e ter controle sobre sua vida, quando na verdade eles também têm obstáculos a superar. Nem tudo é tão glamourosa como parece.

Mesmo que este não era o caso, mesmo que esse estilo de vida era tão glamourosa como parece, o fato de que nem todo mundo quer a mesma coisa da vida não deve ser descartada. Somos todos tão diferentes. Nós temos vidas diferentes e visões diferentes. Não podemos todos se encaixam em uma categoria pouco nítidas e ser informado de que isso é o que devemos trabalhar no sentido de, que é isso que devemos considerar o sucesso. Felizmente temos a escolha, a oportunidade, para tornar-se quem nós escolhemos, independentemente de esta imagem, independentemente de padrões sociais.

Então talvez a gente não pode mudar o cenário da publicidade, ou o retrato de ricos homens de negócios bem sucedidos no escritório de canto. Talvez esta imagem será sempre para aqueles que optam por trabalhar em direção a esse objetivo. Talvez o que vai mudar é como nós, como indivíduos medem o sucesso e onde colocar valor em nossas próprias vidas. Talvez não cabe aos outros para alterar ou defini-lo para nós. Talvez seja até nós, e talvez fazer a escolha para definir a nossa própria imagem é o verdadeiro significado do sucesso.

No comments:

Post a Comment