Tuesday, July 31, 2012

Núcleo celular: Estrutura e Funções


O núcleo é a organela mais proeminente, em comparação com outras organelas celulares, o que representa cerca de 10 por cento do volume da célula. Em geral, uma célula eucariótica tem apenas um núcleo. No entanto, algumas células eucarióticas são células enuclear (sem núcleo), por exemplo, glóbulos vermelhos (eritrócitos), e que, alguns são multinucleados (consiste em dois ou mais núcleos), por exemplo, Dictyostelium discoideum. Núcleo é separada do resto da célula ou no citoplasma por uma membrana nuclear.

Estrutura do Núcleo Celular

O núcleo da célula é constituída por uma membrana nuclear (envelope nuclear), nucleoplasma, nucléolo e cromossomos. Nucleoplasma, também conhecido como karyoplasm, é a presente matriz no interior do núcleo. Vamos discutir em breve sobre as diversas partes de um núcleo da célula.

Membrana nuclear

A membrana nuclear é uma estrutura de camada dupla que inclui o conteúdo do núcleo. A camada externa da membrana está ligado ao retículo endoplasmático. Um espaço cheio de fluido ou espaço perinuclear está presente entre as duas camadas de uma membrana nuclear. O núcleo comunica com o restante da célula ou o citoplasma através de aberturas vários chamados de poros nucleares. Tais poros nucleares são os locais para a troca de moléculas grandes (proteínas e RNA) entre o núcleo e no citoplasma.

Cromossomos

Cromossomas estão presentes sob a forma de cadeias de DNA e histonas (moléculas de proteína) chamados cromatina. A cromatina é classificada em heterocromatina e eucromatina com base nas funções. O primeiro tipo é um altamente condensada forma, transcricionalmente inactivo, na maior parte presente adjacente à membrana nuclear. Por outro lado, eucromatina é uma organização, delicado menos condensada da cromatina, o que é encontrado em abundância em uma célula transcrição.

Nucléolo

O nucléolo (plural nucléolos) é uma camada densa, em forma de estrutura esférica presente no interior do núcleo. Alguns dos organismos eucarióticos têm núcleo que contém até quatro nucléolos. O nucléolo desempenha um papel indireto na síntese de proteínas através da produção de ribossomos. Estes ribossomas são organelos celulares constituídos de RNA e proteínas, que são transportados para o citoplasma, que são, então, ligado ao retículo endoplasmático. Ribossomas são os organelos-proteína produtoras de uma célula. Nucléolo desaparece quando uma célula sofre divisão e é reformado após a conclusão da divisão celular.

Funções do Núcleo Celular

Falando sobre as funções de um núcleo da célula, que controla as características hereditárias de um organismo. Esta organela também é responsável pela síntese da proteína, a divisão celular, crescimento e diferenciação. Aqui é uma lista das funções importantes realizadas por um núcleo da célula.

* O armazenamento de material hereditário, os genes na forma de DNA longo e fino (ácido desoxirribonucleico) cordões, referido como cromatina.

* Armazenamento de proteínas e RNA (ácido ribonucleico) no nucléolo.

Núcleo * é um local para a transcrição em que o RNA mensageiro (mRNA) são produzidos por síntese de proteínas.

* Troca de moléculas de hereditários (DNA e RNA) entre o núcleo eo resto da célula.

* Durante a divisão celular, chromatins são dispostas em cromossomas no núcleo.

* Produção de ribossomos (as fábricas de proteína) no nucléolo.

* Transporte seletivo de fatores regulatórios e as moléculas de energia através de poros nucleares.

À medida que o núcleo regula a integridade dos genes e expressão de genes, é também referido como o centro de controlo de uma célula. O núcleo da célula contém todo o material genético de um organismo como cromossomas, DNA, genes, etc

No comments:

Post a Comment